sábado, 20 de setembro de 2008

Comunidade virtual

Refletindo sobre comunidade virtual

O surgimento da internet trouxe uma nova forma de organização. As comunidades virtuais as quais envolvem seus usuários em um mundo virtual e real, onde as diversas culturas se misturam, isso porque as comunidades virtuais fazem com que o tempo e espaço deixem de ser barreiras, possibilitando que os participantes estejam juntos, mesmo que distante geograficamente.
Dessa forma, as comunidades virtuais são vistas como um meio fortalecedor dos diferentes grupos sociais,oportunizando a comunicação e alterando o cotidiano do individuo participante este em busca e troca de informações, conhecimentos,idéias,sentimentos e outros interesses.Tornando assim, mais interessante e signinificativo pertencer a uma comunidade virtual.Na constante busca de atualizar o processo educacional, o blog, vem desmistificando a aprendizagem e possibilitando a construção de conhecimento colaborativo e dando autonomia aos seus usuários

5 comentários:

Adair disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Adair disse...

Com certeza a organização das comunidades nos possibilita atualizar nossos conhecimentos.

Jucelia Ferreira disse...

E,essa "quebra" de barreiras geográfica que as comunidades virtuais nos oferece tem contribuído com o desenvolvimento da aprendizagem de seus membros.
Bjs...

Paula Rodrigues disse...

Oi Ariândenis!

As comunidades virtuais nos atrás novos desafios e com isso faz nos enriquecer nossos conhecimentos.
O tempo e o espaço hoje são medidos de forma mais precisa, podemos conhecer o mundo sem sair de casa, fazer compras, administrar empresas e outras funções que nos permite realizar. Faz-nos progredir cada vez mais nas novas tecnologias que já chegou ou e aquelas que estão por vim.

Sule disse...

Querida Ariadênis! Gostei muito do seu posionamento sobre comunidades! Esta começando a perder o medo de se colocar! Parabéns...

No entanto, senti falta de trazer os pontos comuns dos textos indicados para leitura. você começa a fazer isso ao finalizar a reflexão, mas esta desarticulado com o texto. Perceba, que você fala sobre comunidades e do nada começa a falar sobre blog! Precisa articular essas idéias!

Além disso, também precisa começar a exercitar a articulação suas reflexões com os autores lidos. E isso não é apenas trazer os autores, é dialogar, articular, mostrar o que a Ariandênis entendeu e como pode trazer para fundamentar esse entendimento com os autores.

Querida, entenda que nós tês (Eu, Adriane e Bonilla), enquanto professoras que estamos acompanhando o caminhar de vocês um pouco distante, só iremos conseguir perceber suas leituras, quando estas estiverem evidenciadas em suas reflexões! Pois esse processo tanto na atividade Oficina de computação quanto nas outras atividades, tem como finalidade incentivar professores produtores, autores e co-autores de conhecimento e cultura. E os textos que indicamos para leituras não estão imerso no contexto de formação de vocês apenas para ser "mais um no meio da multidão".

Vamos em frente! Ainda temos muito a trocar, aprender e produzir!!!
Bjinhos
Sule